Skip to content

Breve Relato sobre o Projeto Rádio Graciosa para Fórum do curso Gestão Pública Municipal

2 de junho de 2015

Olá, colegas

Começo aqui relatando um interessante “Empreendimento temporário” do qual tive o prazer de participar. Parte de um programa contínuo e muito maior, que acontece em várias escolas da rede municipal de educação de São Paulo, o “Programa Nas Ondas do Rádio de Educomunicação

O Projeto era a “Rádio Graciosa” que participei na EMEF Fernando Gracioso em 2008 e se desenvolveu até meados de 2010 com muitos resultados imateriais: empoderamento dos alunos, colaboração na criação de uma mídia alternativa e servindo de modelo para outros colegas professores, que criaram na época e posteriormente outros projetos ainda melhores, mais organizados e mais duráveis.

Em 2007 virei POIE na unidade e descobri o equipamento de rádio que estava parado, precisando de manutenção. Articulando com a direção (após um ano de pedidos no Conselho de Escola e na APM) conseguimos consertar o equipamento para reativar a Rádio Escolar que havia sido montada na escola em 2002, no início do antigo Projeto Educom.Rádio (mais informações no link). Nesse meio tempo, ainda antes da rádio funcionar, comecei junto com os alunos a produzir um jornalzinho de folha única, chamado Folha Graciosa (ver link). Na verdade o projeto foi se desdobrando em vários subprojetos complementares, que incluiu produção de vinhetas (com as vozes das crianças), monitoria no Laboratório de Informática (Programa Aluno Monitor, que existe ainda hoje em algumas escolas). edição de vídeo, produção de entrevistas usando vídeo e finalmente a Imprensa Jovem, com alunos participando como repórteres em eventos com alguma relação com educação, como a Bienal do Livro, o AICE 2008, a Campus Party (em todas as edições no Brasil desde que começou) ou mesmo festas da própria escola.

Muita gente ajudou no planejamento e na implementação deste projeto. Destaco a diretora na época em que tudo começou, Maria Angela, o gestor do Programas Ondas do Rádio em SME, Carlos Lima, o técnico e educomunicador Cadu Fernandez que arrumou o equipamento, os colegas professores Judite, Diva e Adélia e meus primeiros alunos monitores na Informática Educativa: Diego, Pedro, Jéssica… e muitos, muitos outros parceiros.

Posso dizer que o projeto começou como uma estratégia para melhorar as relações na escola e diminuir a violência no recreio (intervalo). Mas o gatilho foi realmente a possibilidade fascinante de poder ouvir as vozes dos alunos nos recreios, com um rádio que estava disponível lá. E no desenvolvimento o que acabamos criando foi algo que ia muito além disso. Com a participação dos alunos na Imprensa Jovem exercitamos a cidadania mais plena, com o empoderamento no uso das mídias de forma democrática. Foi divertido e entusiasmante enquanto durou e ainda deixa saudades para quem vivenciou.

Os alunos que apareciam num link no antigo site eram meus alunos, Pedro e Nicolas

http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/educom/AnonimoSistema/BannerTexto.aspx?MenuBannerID=11

Imprensa Jovem_pedro e nicolas

O novo site traz informações atualizadas, inclusive inscrições para cursos de formação para professores

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Page/PortalSMESP/Cursos-e-Formacoes

Sobre o Projeto Rádio Graciosa:

https://www.youtube.com/user/radiograciosadeperus

https://www.flickr.com/photos/radiograciosa/

http://pt.slideshare.net/ekalafabio/apresentacao-educom-20-de-julho-de-2011

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: