Skip to content

Prêmio Paulo Freire 2008

22 de setembro de 2008

Na ultima sexta -feira dia 19 de setembro de 2008 na Câmara Municipal de São Paulo foi entregue o Prêmio Paulo Freire aos melhores projetos educativos desenvolvido na Rede Municipal de Ensino de São Paulo.A 3ª edição do prêmio contou com a participação de 77 escolas. Um recorde em relação as duas ultimas edições com o aumento de cerca de 40%.

Foram apresentados projetos de Meio Ambiente, Direitos Humanos, Educomunicação, Tecnologia da Informação, Leitura e Escrita, Yoga, Protagonismo Infanto Juvenil, Alimentação e outros projetos.

Destaque ao aumento no número de Escolas de Ensino Infantil e principalmente de CEIs (Centros de Educação Infantil) que apresentaram dezenas de projetos.

Nas 2 primeiras edições do Prêmio Paulo Freire foram premiadas um projeto de Ensino Fundamental e na sequência um de Ensino Infantil. Este ano o prêmio foi oferecido a uma CEI (Centro de Educação Infantil – antiga Creche) como um projeto “Mágico”.

A CEI Penha apresentou um projeto mágico já que conseguiram desenvolver um trabalho comunitário com as Tecnologias Informatizadas que mais parece um conto fadas.

O Projeto Documentação Pedagógica – Novas Tecnologias a Favor da Educação, sob a responsabilidade das educadoras Irene Rodenas Marassi, Maria Andrea Oliveira, Marli Peitl Tufano e Mirian Peitl Delgado mostrou como foi possivel realizar inclusão digital dos educadores e como o projeto atravessou os muros da escola.

A professora Irene conta as dificuldades e o que mudou na escola com a implementação do projeto.

http://br.youtube.com/watch?v=CPJ0oqGDeUE

O projeto apesar de eficiente na escola apresentou uma realidade que infelizmente deverá ser superada com muita vontade e amor. A professora Irene que cuidava do projeto foi desligada da Coordenação da escola pois não era efetiva no cargo. Um problema na manutenção de projetos desenvolvidos na Educação. No entanto a professora firmou o seu desejo de ajudar a manutenção do projeto mesmo que tenha que fazê-lo por voluntariado.

Escolhido pela comissão julgadora o professor Carlos Alberto Mendes de Lima falou sobre a dificuldade de implementar o projetos nas escolas e valor que estes heróis tem em suas comunidades.

http://br.youtube.com/watch?v=lu0qZFm26-E

Os outros 2 projetos finalistas foram :

2º Lugar- Poesia Haicai – O Olhar Japonês Sobre a Natureza
(Educador responsável: João Batista Toloi. EMEF Professor José Bento de Assis)

3º Lugar- Direitos Humanos na Formação Escolar
(Educador Responsável: Rosely Fátima dos Santos Arrolo. EMEF CEU Perus)

Breve estaremos falando sobre estes excelentes projetos. A cobertura do evento foi realizada pela equipe da Rádio Graciosa da Escola Municipal Fernando Gracioso. Materia completa sobre o trabalho jornalistico dos jovens comunicadores no blog:

http://noarimprensajovem.blogspot.com/

O Prêmio Paulo Freire será apresentado na segunda feira na TV CAMARA, canal 12 ou 66 da TVA e 13 da NET na segunda feira. Mais informações http://www.camara.sp.gov.br

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: