Skip to content

RASCUNHO PARA PALESTRA NA CAMARA MUNICIPA DE SÃO PAULO

26 de março de 2008

Seminário do Programa Nas Ondas do Rádio
“A Mídia e a Tecnologia no Espaço Escolar“

Data
27 de março de 2008 – quinta-feira

Horário
Das 14h às 17h

Local
Câmara Municipal de São Paulo

– TEMA: PODCAST ESCOLAR

Tempo previsto: 15 minutos.

Suporte: Projetor multimídia, computador, som amplificado

INÍCIO: Quem sou eu

Sou Fábio Rogério, formado em letras linguistica e português na USP, sou funcionário pública há 5 anos. Antes eu trabalhava em secretaria de escola, era ATE- auxiliar técnico educacional, classe 2. Faz três anos que fui aprovado como professor adjunto, estando há dois anos na escola Fernando Gracioso.

NOSSA ESCOLA

Nossa escola fica em Perus, bairro periférico no extremo oeste de São Paulo, uma região muito carente de recursos sociais.

Devido às dificuldades de meu cargo como adjunto, que não tem sede fixa numa escola, um ano atrás concorri e fui eleito para a função de POIE – professor orientador de informática educativa; função na qual tenho tido relativo sucesso devido a minha experiência anterior como auxiliar de secretaria e também devido a minha experiência na iniciativa privada, onde passei por vários cargos, de carregador de caixas e encarregado de vendas, numa empresa de transporte.

BLOG E PODCAST

Como os demais palestrastes já falaram ou falarão sobre todos os pressupostos e as vantagens da EDUCOMUNICAÇÃO, vou fazer aqui a propaganda da divulgação.

O melhor veículo para a escola mostrar sua cara e divulgar tudo de interessante que faz, e temos coisas interessantes para mostrar, é a internet. E na internet a ferramenta mais prática de divulgação é o blog.

Na minha concepção é possível falar de blog sem falar de podcast; durante muito tempo os blogs, ou sites pessoais, foram apenas textos. No entanto não é possível falar de podcast sem falar de blog. Mas o que é podcast? Já que este é o tema de minha fala.

O nome podcast é uma referência ao aparelho IPOD da APPLE. Um tocador de mp3, combinado com o termo broadcast, que significa “processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação, tendo como principal característica que a mesma informação está sendo enviada para muitos receptores ao mesmo tempo. Este termo é utilizado em telecomunicações e em informática.”, na definição da wikipedia.

Resumindo muito, podcast é um arquivo de áudio disponível na internet.

Há pessoas que produzem verdadeiros programas de rádio, com atualizações constantes. Estes programas podem receber uma etiqueta virtual, o chamado RSS, que ´é como um endereço de internet, e através deste RSS programas como o ITUNES, fazem download automático do arquivo e o transferem para o player IPOD; Mas quem não tem ipod e itunes pode fazer o download como faria com qualquer outro arquivo e transferir para seu mp3 genérico; mas quem, como eu, não tem mp3 player pode simplesmente dar play e ouvir os arquivos na própria página, que geralmente é um blog – No entanto já há portais, como o estadão e a novaescola, que já estão usando podcasts para complementar algumas notícias.

Qual a vantagem? – Pode ser mais sintético do que um longo texto escrito e é muito mais leve, em termos de uso da internet, e fácil de ser consultado do que um vídeo.

Você pode ouvir um podcast, e aprender algo ou se divertir, enquanto faz outra atividade no computador.

APRESENTAÇÃO DE SLIDES

São 11 pranchas.

  • Defender uso do portal multiply (permito publicar blog com textos, áudios, videos, links e calendário); portal podomatic (permite importar áudio ou gravar na hora um podcast, que já vem com etiqueta RSS e seu blog personalizado de divulgação – ver, por exemplo, http://radiograciosa.podomatic.com ) e audacity ( programa avançado, mas muito simples, para edição de áudio. Em português e está disponível nas salas de informática das escolas municipais).

  • Defender que qualquer arquivo de áudio pode ser um podcast. Uma música cantada pelos alunos, um recital de poesia, uma seqüência musical acompanhada por comentários ou notícias, uma aula falada, um ensaio para teatro, uma entrevista.

EXEMPLOS DE PODCASTS

Vou mostrar alguns exemplos com a voz dos nossos alunos e da nossa comunidade, bairro Perus, Jardim do Russo.

DESTAQUES: Protocolo de Quioto

Agenor maquinista

Mãe (professoras produziram um CD para o dia das mães)

Campanha contra a Dengue – reclamação (projeto da poie Diva com professoras Cristiane de Ciências, Renata de Matemática e Valéria orientadora de sala de leitura.

A poesia tem tudo a ver (poema de Elias José em versão das meninas e versão rap dos meninos)

FINAL

O podcast é um tipo de rádio web, ou seja, pela internet. Existe outro, o chamado streamming, mas isso é tema para outra apresentação.

A grande vantagem do podcast é que você pode ouvir os programas na ordem que desejar e quando quiser. Em geral os servidores que armazenam estes arquivos não os apagam; de forma que o podcast e o blog podem ser também um arquivo de consulta, uma memória da escola.

O verbo (a palavra ou a fala) voa, o papel envelhece, os cartazes vão para o lixo, as fitas de vhs emboloram, mas os arquivos virtuais permanecem vivos na rede. Cyberespaço.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: