Skip to content

Zeitgeist (continuação) – Manifesto contra a TV

8 de janeiro de 2008
“Estamos numa grande alhada! Porque vocês e 62 Milhões de Americanos estão a ouvir-me neste momento. Porque menos de 3% de vocês lê livros. Porque menos de 15% de vocês lê jornais. Porque a única verdade que conhecem é aquela que vem desta caixa. Agora existe toda uma geração que nunca soube nada que nunca tenha saído desta caixa. Esta caixa é a verdade absoluta, a última revelação. Esta caixa pode construir ou destruir presidentes, papas, primeiros-ministros. Esta caixa é força mais poderosa e divida neste mundo desprovido de Deus, e ai de nós se algum dia cair nas mãos erradas. E quando a maior empresa do mundo controlar a força de propaganda mais poderosa e divina desde mundo desprovido de Deus, quem sabe que merda será vendida como verdade nesta rede!
Prestem atenção… Vocês prestem bem atenção! A televisão não é verdade. A televisão é um raio de um parque de diversões. A televisão é um circo, um carnaval, uma cambada de acrobatas viajantes, contadores de histórias, dançarinos, cantores, malabaristas, aberrações, domadores de leões e jogadores de futebol. É o negócio da matança do aborrecimento.
Mas vocês estão aí sentados dia após dia, noite após noite, todas as idades, cores, crenças. Nós somos tudo aquilo que vocês sabem. Vocês começaram a acreditar nas ilusões que passamos aqui, começam a acreditar que esta caixa é a realidade e as vossas vidas não são reais. Vocês fazem tudo o que a caixa vos diz para fazer. Vestem-se como na caixa, comem como na caixa, criam as crianças como na caixa, até pensam como a caixa. Isto é uma doidice massiva, seus dementes!
Por amor de Deus, vocês é que são reais, pensem – nós somos a ilusão!”

Cena do filme NETWORK, onde Peter Finch interpreta a personagem Howard Beale, que faz este manifesto na TV. Esta cena é citada no documentário Zeitgeist. O texto acima foi retirado da legenda portuguesa por um usuário do orkut.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: