Skip to content

Campus Party 2008

13 de dezembro de 2007

Campus Party é um evento realizado anualmente desde 1997 e reúne, durante sete dias, milhares de participantes com seus computadores, que compartilham inquietudes, trocam arquivos e experiências e realizam todo tipo de atividades relacionadas a computadores, as comunicações e as novas tecnologias.

O evento, que até este ano era realizado na Espanha, vai começar a se internacionalizar no próximo ano, a começar pelo Brasil.

(Recebi esta mensagem por e-mail do colega Alexandre da CE Pirituba)

Profesores da prefeitura de São Paulo podem se inscrever gratuitamente até dia 21 de dezembro de 2007 (a taxa é R$ 100), através do link:
http://pesquisa.portaleducacao.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/Lists/CampusParty/overview.aspx

(clique em “Responder a esta pesquisa”)

Me inscrevi em três dos seguintes cursos (mas só devo participar de dois):

1 – COMO USAR BLOGS, FOTOLOGS E OS RECURSOS DA INTERNET NA ESCOLA.
Duração de 4 horas

EMENTA
O curso buscará mostrar como os blogs, fotologs e uma série de sites
disponíveis na rede mundial de computadores podem ser usados no ensino
fundamental e no cotidiano escolar. Descreverá e analisará as
possibilidades das ferramentas e propiciará que cada professor construa
seu blog durante as atividades práticas do curso.

PROGRAMA

1 – O QUE SÃO BLOGS E FOTOLOGS
2 – QUAIS OS PRINCIPAIS BLOGS EDUCATIVOS
3 – QUEM USA BLOGS NA EDUCAÇÃO
4 – IDÉIAS DE USO EM VÁRIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO: DA MATEMÁTICA AO ENSINO DA HISTÓRIA.
5 – COMO USAR FOTOLOGS E VIDEOLOGS NO COTIDIANO ESCOLAR
6- EXPERIMENTANDO CRIAR SEU PRÓPRIO BLOG
7- EXPERIMENTANDO O YOUTUBE E O ORKUT COMO FERRAMENTAS EDUCACIONAIS.
8 – POSSIBILIDADES DO PEN DRIVE E AUDIO-CAST (I-POD, ETC)

FORMADORES: Sérgio Amadeu, Bianca Santana, João da Cadesc.

2-ASTRONOMIA REAL E VIRTUAL NA ESCOLA.
Duração de 4 horas

EMENTA

O mini-curso pretende abrir possibilidades do uso de ferramentas para o
ensino-aprendizagem de astronomia nas escolas de educação básica
vinculando esses conhecimentos prioritariamente com a área de ciências
naturais, matemática e suas tecnologias.

PROGRAMA

1 – POR QUE ENSINAR ASTRONOMIA NA ESCOLA?

2 – CONSTELAÇÕES E AMBIENTES CULTURAIS.

3 – USO DE VÍDEOS E APLICATIVOS NA SALA DE AULA – OLHANDO O CÉU DIGITAL.

4 – EXPERIMENTOS SIMPLES E TÉCNICAS PARA MEDIR O TEMPO, O REGISTRO DA PASSAGEM DAS FASES DA LUA, ESTAÇÕES DO ANO E SISTEMA SOLAR.

FORMADORES: Prof. Walmir Thomazi Cardoso e Prof. João Paulo Delicato.

3- ROBÓTICA PEDAGÓGICA: CONSTRUÇÃO E USO DE UM ROBÔ DE BAIXO CUSTO NA ESCOLA
Duração de 4 horas

EMENTA

Neste curso os professores terão uma visão geral das possibilidades de
uso da robótica como ferramenta pedagógica e serão guiados na construção de um
pequeno robô de baixíssimo custo que pode ser feito com material de fácil
aquisição dentro ou fora da sala de aula. Os professores poderão levar para
casa o robô montado durante o curso. Depois da excitante experiência da
construção e manuseio do robô, o curso abordará alguns dos aspectos
fundamentais do uso dessa ferramenta na educação. Os professores terão
acesso a material didático de apoio para a replicação dessa experiência em sala de
aula, bem como uma sugestão dos tópicos que podem ser explorados com a
ferramenta.

PROGRAMA

1 – O QUE É UM ROBÔ?
2 – ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO: QUAIS OS TIPOS DE ROBÔS? QUEM UTILIZA? POR QUE UTILIZAR?
3 – O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO DE UM ROBÔ: CONCEITOS FUNDAMENTAIS
4 – ATIVIDADE PRÁTICA: CONSTRUÇÃO DE UM ROBÔ
5 – DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS: COMO EXPLORAR A ROBÓTICA? QUAIS OS TÓPICOS MAIS APROPRIADOS?
6 – APRESENTAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO PARA USO EM SALA

FORMADORES: Prof. Dr. Antônio César Germano Martins, Prof. Dr. Alexandre da
Silva Simões

4-ESCOLA CONECTADA: OS RECURSOS ESTRATÉGICOS DA INTERNET
Duração de 4 horas

EMENTA

O curso trará uma visão geral das ferramentas disponíveis na web que
possam ser utilizadas na atividade educacional. Serão apresentados
conceitos, termos e aplicações importantes, tais como, web 2.0, mash-up,
wikis, P2P, web semântica, práticas colaborativas na rede, drupal, entre
outros. O uso de ferramentas colaborativas serão testadas pelos
participantes do curso, permitindo que possam depois utilizá-las com
facilidade.

PROGRAMA
1- COMO FUNCIONA A INTERNET E A WEB?
2- O QUE É UMA WEB 2.0?
3- PRÁTICAS COLABORATIVAS: DO SLASHDOT AO MUNDO WIKI
4- COMO A CONVERGÊNCIA DIGITAL ESTÁ AFETANDO TODA A COMUNICAÇÃO
5- A EMERGÊNCIA DO P2P E O QUE FAZEMOS COM O MASH-UP
6- AS FERRAMENTAS DISPONÍVEIS NA WEB E OS SEUS USOS EDUCACIONAIS

FORMADORES: Juliano Spyer, Lucia Freitas, Ana Carmen Foschini e Sérgio
Amadeu.


refiz minhas inscrições, que ficaram assim:

1- ESCOLA CONECTADA – 15/02 – sexta
2- COMO USAR BLOGS – 13/02 – quarta
3- ASTRONOMIA REAL E VIRTUAL – 16/02 (modificado para sábado, pois dia 11, que eu pedi, será apenas a abertura).

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: