Skip to content

Atividade de Redação

30 de março de 2008

Dica da professora Regiane, publicada no orkut em:
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=1982931&tid=2582284054488802069&na=4

Aula de redação
Vcs conhecem dinâmicas para se contar histórias? Eu usei uma na aula de redação e foi um sucesso, modéstia aparte.
1. Diferenciar gêneros e tipos de texto
2. Apresentar as características comuns dos gêneros narrativos
3. Propôr a redação de um conto e delimitar o efeito de sentido (sugiro o humor)
4. Organizar as fileiras de maneira que contenham a mesma qde de alunos
5. Explicar aos alunos a dinâmica:
O professor distribui palavras ou figuras aos alunos (1 para cada). Cada aluno destacará uma folha e colocará o cabeçalho, em seguida iniciará a redação, escrevendo o parágrafo de introdução, com poucas linhas (2 ou 3), no qual deve aparecer a palavra ou figura que recebeu do professor. Ao sinal do professor (pode ser um silvo de apito, ou palmas, ou uma palavra como: PASSA!) o aluno passará sua folha para trás, o colega terá um minuto para ler o que o da frente escreveu e mais algum tempo para escrever mais duas linhas, nas quais apareçam, por sua vez, a palavra ou figura que recebeu do professor, mantendo a coesão e a coerência. O primeiro aluno da fila recebe sempre a folha do último e vai-se aumentando o tempo para leitura e redação do conto. Quando a folha retornar ao seu dono, fim de jogo! Então o aluno deve concluir o seu próprio texto e colocar um título.
O professor deverá recolher as redações e ler algumas, se tiver tempo.
Sugiro ainda a proposta de correção por parte dos próprios colegas, observando o objetivo da aula, que pode ser: coesão/ coerência, textos do tipo narrativo, emprego dos tempos do passado, efeito de sentido, etc… O colega refaz o conto, corrigindo erros de ortografia, incoerências, repetições, etc.e grampeia-o com o original. Após entregá-lo ao professor, esse deve pesar o resultado e fazer as devidas correções e comentarios.
Vale muito a pena! Regiane, professora de Espanhol, ensinos fundamental e médio, e Redação no ensino médio.

texto da professora Regiane

28 Comentários leave one →
  1. Sheila Scholz dos Reis permalink
    17 de março de 2009 16:34

    Achei fantástica sua idéia, e como trabalho com redação no Ensino Fundamental, vou usá~la com meus alunos, até porque fica uma aula diferente e até divertida.
    Parabéns e se você tiver alguma atividade de redação para que eu possa trabalhar com meus alunos de forma avaliativa, e puder me enviar, vou adorar e ficarei muito agradecida.
    Um abraço!
    Sheila Scholz

  2. Viviane Acioly permalink
    24 de março de 2009 22:53

    Muito interessante sua aula, professora! Sou professora de Redação no Ensino Médio, gostei da ideia e vou utilizá-la, assim que tiver chance… Meus parabéns, fico feliz em saber que ainda existem profissionais sérios e que amam a educação no nosso país!!
    Um abraço,
    Professora Viviane Acioly

  3. Lourilma permalink
    8 de agosto de 2009 22:35

    Adorei sua ideia, estava procurando algo interessante assim, sou prof. de redaçao e vou utilizar logo. Abraço

  4. Elais permalink
    20 de agosto de 2009 04:03

    Confirmando o que as colegas disseram essa dinâmica é realmente muito boa. Estou começando na área e estava procurando algo interessante para a aula, isso me caiu como uma luva.
    Obrigada
    Elais

  5. viviane Peixoto permalink
    28 de agosto de 2009 13:04

    Boa idéia,gostei! Devemos ter sempre professores criativos e pesquisadores.

  6. marcia permalink
    8 de setembro de 2009 20:52

    achei muito interessante … abraço !

  7. 27 de outubro de 2009 13:15

    Parabéns pela ideia. Também vou usar em minha aula.

    Grande abraço!

  8. Gustavo permalink
    3 de novembro de 2009 17:01

    Mto boa a aula…
    Vou usar…
    Valeu

    • maria lucia permalink
      21 de janeiro de 2010 18:14

      Essa aula de Redação é uma experiencia muito significativa para motivar nossos alunos a gostarem dessa Disciplina.

  9. Daniella permalink
    3 de fevereiro de 2010 22:38

    Amei a sugestão. Aplicarei com as minhas turmas o mais rápido possível. Já conhecia esse tipo de dinâmica, mas sem utilizar as palavras ou figuras. Achei que utilizando-as o trabalho fica mais criativo e dinânico. Gostaria de receber mais material de vocês.

  10. Gildma permalink
    20 de maio de 2010 20:49

    Parabéns pela iniciativa, eu também amo usar outros recursos nas aulas de redação. Irei aplicar com toda certeza!!! Sepossível gostaria de receber outras idéias. Abraço!!!

  11. aline permalink
    29 de maio de 2010 00:50

    Parabéns, gosto de atividades assim e certamente farei com meus alunos.

    Abraço

    Aline

  12. Tamhara Aguiar permalink
    8 de julho de 2010 16:03

    Adorei!
    vou copiar!

  13. Rogério permalink
    6 de outubro de 2010 20:35

    Excelente dinâmica. Parabéns!

  14. simone permalink
    13 de outubro de 2010 11:19

    gostei muito da dinâmica q vc usou, estou trabalhando agora só com dissertação, poderia me dar algumas dicas de como trabalhar uma aula mais divertida e dinâmica? aguardo resposta.

  15. 19 de fevereiro de 2011 19:57

    PARABÉNS PELA INICIATIVA.ADOREI A DINÃMICA .GOSTARIA DE RECEBER MAIS SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA APLICAR EM SALA DE AULA.

  16. joelma permalink
    24 de fevereiro de 2011 12:15

    Parabenss professora!! Hj começo a ensinar, e essa dinâmica caiu como uma luva para meu primeiro dia de aula, pois se trata de uma dinâmica q sei q vai atrair a atenção dos alunos.Gostaria de receber mais sugestões.Se possível mande para mim.

    Um grande abraço!!!!! Joelma.

  17. suelena permalink
    16 de agosto de 2011 00:58

    Amei a sugestão e vou fazer com minha turma! Se puder me enviar sugestões de aulas de redação ficarei muito grata. Obrigada!!!
    Um abraço, fica com Deus!!
    Suelena.

  18. Márcia permalink
    23 de agosto de 2011 11:27

    Parabéns, gostei muito dessa dinâmica e também vou trabalhar em sala.

    Também gostaria de pedir, se for possível, que me envie outras atividades de redação. Obrigada!!!

    Márcia

  19. luciana permalink
    23 de janeiro de 2012 13:07

    Adorei a dinâmica. Gostaria de receber mais sugestões de atividades para aplicar em sala de aula. Estou precisando muito, por favor.

    Luciana.

  20. Maria permalink
    27 de março de 2012 20:45

    adoreii, espero que desenvolvam mais dinâmicas e mande para meu email..

  21. brhuna permalink
    10 de junho de 2012 00:25

    vou pratica-las com meus colegas em classe.

  22. Renata Peppi permalink
    12 de junho de 2012 09:54

    Nesse momento, estou colocando em prática com meus alunos!! , Adorei.. obrigada por compartilhar.

  23. maria cristina permalink
    3 de fevereiro de 2013 01:49

    Amei a sugestão. Acredito que para iniciar um ano letivo lecionando redação, essa dinâmica dará uma boa impressão para os alunos que acreditam que a redação é sempre algo muito monótono e um “bicho papão”. Obrigada pela dica”! Peço que, se possível, me envie mais sugestões de atividades interessantes de redação. Um abraço!

  24. Noriê Silva Santos permalink
    14 de abril de 2013 17:45

    gostei muito só de ler ,vou aplicar na minha turma e acho q será bem proveitoso

  25. ana latif permalink
    6 de agosto de 2013 22:28

    Adorei a idéia,sou nova área e estou na fase de conquista dos alunos, isso vai cair muito bem.Gostaria de conhecer mais de suas experiências em sala de aula,se puder mandar um e-mail.ana.latif03@hotmail.com.Um grande abraço

  26. Jeane permalink
    14 de abril de 2014 15:42

    Eu também amei estava procurando justamente uma ideia assim. Grata!
    Gostaria de obter mais dicas legais.

Trackbacks

  1. Este blog em 2010: analise feita pelo worldpress « ekalaFabio tentando desfragmentar

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

