Skip to content

Prova de interpretação de texto

1 de outubro de 2005

Prova que apliquei nas salas em que dou aulas de português. Confesso que não foi uma ótima idéia, pois as salas estão em níveis bem diferentes, mas me ajudou a perceber o nível de leitura dos alunos.

Esta prova foi adaptada a partir de prova composta pela Vunesp para concuso de Auxiliar de Enfermagem.

O Sobrenome de Joana

Se pelo menos eu tivesse conservado meu sobrenome, suspirava sua mãe em dolorido lamento. Joana, quando criança, ouvia essa reclamação muitas vezes. Dolorido e explicável lamento: a mãe era uma mulher submissa, maltratada pelo marido. Em conseqüência, muito cedo, pensando na mãe, Joana decidiu: manteria o sobrenome de solteira, como só casaria com um homem que adotasse seu sobrenome.

Logo as oportunidades começaram a aparecer, bonita, inteligente, ela atraía a atenção dos rapazes. Proposta matrimonial não lhe faltava, até de jovem muito interessante.

O primeiro pretendente sério foi o Marcelo. Rapaz trabalhador, queria casar. Joana, depois de um namoro morno, disse que aceitava a proposta, mas com aquela condição. Marcelo teria de adotar o sobrenome dela. Coisa que o rapaz rejeitou. Romperam o namoro ali mesmo, ao lado de uma parede de pedra.

O segundo foi Bruno, não tão sério quanto Marcelo, porém mais inteligente. Namoraram algum tempo, ele propôs o casamento, de noite, ao sair. Suando, ouviu a exigência dela, vacilou; não lhe agradava aquilo, mas fez uma contraproposta: casariam e cada um conservaria seu sobrenome. Nada feito, retrucou Joana.

O terceiro foi Arlindo, não tão inteligente quanto Bruno, mas muito mais afetivo. Desta vez foi Joana quem levantou o assunto: quando a gente se casar, disse, eu quero que você adote meu sobrenome. Ele olhou-a espantado: a verdade é que nunca cogitara isso. Viver juntos, tudo bem; casamento nem pensar. Ela, então, após muitas lágrimas, com os olhos vermelhos de choro, mandou-o embora, indignada.

Agora, faz tempo que está sozinha, mas tem observado com interesse um colega de escritório. Homem trabalhador, esforçado, inteligente, afetivo. Marido ideal. Problema: ele e ela têm o mesmo sobrenome, Silveira. Se casarem, esse Silveira será o sobrenome dela ou dele? Se for o caso, ela não quer nem saber.

(Moacy Scliar. Folha de São Paulo, 21.03.05. Adaptado)

  1. De acordo com o texto, Joana :

a- prefere ficar só, a sair com rapazes.

b- tem saído atualmente com um colega de escritório.

c- pretende ainda se casar.

d- não gostava da mãe.

e- é vista com indiferença, geralmente, pelos rapazes.


Copie a alternativa correta


  1. Na frase – Coisa que o rapaz rejeitou – um sinônimo para o termo rejeitou seria: ___________________________


  1. Entende-se, pelo texto, que a mãe de Joana:

a- gostava muito do sobrenome do marido.

b- exigiu de Joana que, ao se casar, não mudasse o sobrenome.

c- era maltratada pelo marido, por causa do sobrenome.

d- passou a ter, ao casar, o sobrenome do marido.

e- não recebeu, quando casou, o sobrenome do marido.


Copie a alternativa correta


  1. No trecho – “a mãe era uma mulher submissa” – o antônimo (oposto) de submissa é: _________________________


  1. Copie a alternativa que contém uma expressão do texto com sentido figurado (metafórico).

a- … só casaria com um homem que adotasse seu sobrenome.

b- Namoraram algum tempo, ele propôs casamento.

c- Mas tem observado com interesse um colega de escritório.

d- … ele e ela têm o mesmo sobrenome, Silveira.

e- … depois de um namoro morno, disse que aceitava…


_________________________________________________


  1. Relendo o penúltimo parágrafo, o que você entende pela expressão “nunca cogitara isso” na frase -
    “Ele olhou-a espantado: a verdade é que nunca cogitara isso.” ? O que ele nunca cogitou (pensou)?

____________________________________________________


  1. Passe a seguinte frase para o plural:

- Quero que você adote meu sobrenome > ______________________________________________


  1. No trecho – … não lhe agradava aquilo… – o pronome aquilo refere-se:

a- à proposta de casamento com Joana.

b- ao uso do sobrenome de Joana.

c- à seriedade de Marcelo.

d- a Joana ter tido vários namorados.

e- a Joana ser uma mulher submissa.


Copie a alternativa correta


  1. No trecho – … Não tão inteligente quanto Bruno, mas muito mais afetivo – Qual sinônimo pode substituir o conector interfrástico mas? > ____________________________


  1. A preposição de, destacada, estabelece entre as palavras uma relação de causa e conseqüência na alternativa:

a- … manteria o sobrenome de solteira.

b- … Romperam o namoro ali mesmo, ao lado de uma parede de pedra.

c- … ele propôs o casamento, de noite, ao sair.

d- … com os olhos vermelhos de choro…

e- … tem observado com interesse um colega de escritório.


11. No texto, para a personagem Joana a troca de sobrenome não tem apenas um significado burocrático tradicional. O que significa o “sobrenome de solteira” para Joana? Na sua opinião, porque ela exigia que seu parceiro adotasse o sobrenome dela e não o contrário, como costuma ocorrer? Faça uma curta redação, com pelo menos 5 linhas:

24 Comentários leave one →
  1. samira permalink
    25 de janeiro de 2009 13:46

    eu gostei mas queria poder responder as questões

  2. matheus permalink
    30 de março de 2009 22:09

    eu gostei muito de poder encontrar uma prova forulada, eu estou estudando e estavaprecisando realmente de um modelo de prova de interpretaçao ,… gostaria so para poder fazer uma conferencia ….a resposta da prova …. por favor a pessoa que tiver o gabarito poderia me passar depois ?

  3. 21 de maio de 2009 00:13

    Ler um texto de Moacyr Scliar é viajar pelo mundo da criatividade e do humor. O texto é muito interessante e as questões estão bem adaptadas para os alunos com os quais trabalho! Adorei a dica!

  4. 29 de julho de 2009 00:48

    eu adorei e gostaria de receber novos textos e respostas dos mesmos pois estou trabalhanado atualmente como professora e só tenho 6 meses não tenho experiencia ainda e tenho sofrido um pouco com esta realialidade

  5. 26 de agosto de 2009 00:56

    Gostei muito, pois está bem contextualizada. Tem como escolher as alternativas e adquá-las ao conteúdo trabalhando. Penso iguais aos demais. só falta as respostas,muitas vezes surgem dúvidas.

  6. samy.zinha jonas permalink
    30 de setembro de 2009 18:54

    gostei bastante só acho q deveria poder responder e depois ter as respostas certas!!!!

  7. Dênio permalink
    3 de dezembro de 2009 13:24

    Gostaria de pegar o gabarito do exercício para nao ter dúvidas nas respostas obrigado…

  8. Michele Priscila permalink
    3 de dezembro de 2009 22:42

    Olá tem como me passar as respostas deste avaliação? Eu a achei super interessante e queria resolvê-la com respostas. Dedes já, obrigada!

  9. ivana permalink
    16 de abril de 2010 18:58

    gostaria depegar o gabarito do exercicio
    obrigado

  10. gilvandreia permalink
    11 de maio de 2010 19:29

    Adorei o texto, gostaria de pegar o gabarito do exercicio.

  11. kemilianya permalink
    19 de maio de 2010 20:29

    gostei mas queria rasponder as perguntas
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

  12. 19 de novembro de 2010 12:39

    Amei a prova, gostaria muito de receber no meu Email outras sugestões, pois sou professora de Língua Portuguesa e tenho dificuldades de encontrar textos atrativos para os meus alunos, pois trabalho com o segundo ano PAV e Turmas de EJA(1º e 2º período) na zona rural, ficaria grata em receber novos materiais.

    • Guilherme Coura permalink
      18 de abril de 2011 17:35

      Bom , Gostei muito de responder às questoes , pretendo me formar para letras!
      Já tenho 16 anos !Caso alguém souber do gabarito me passe!Texto lúdico,gostei muito!

  13. Mariana permalink
    19 de novembro de 2010 20:59

    Gente estou louca para saber o gabarito desta porva, quem tiver por favor me passe*————*’

  14. Guilherme Coura permalink
    18 de abril de 2011 17:54

    Já sei vamos discutir as ideias …Na minha opinião é..
    1-C
    2-NEGAR,POR EXEMPLO
    3-D
    4-REBELDE, DESOBEDIENTE POR EXEMPLO
    5-A
    6-Em se casar, e ainda adotar o sobrenome dela.(Eu acho)
    7-Vocês,adotem, meus,sobrenomes
    8-B
    9-Contudo, No entanto, Porém,Todavia,por exemplo
    10-D

    • 2 de maio de 2011 10:36

      Valeu pela colaboração Guilherme.

      Adorei fazer o curso de letras. Acho o máximo.

  15. Guilherme Coura permalink
    18 de abril de 2011 17:56

    Lembre-se é apenas a minha opinião….
    Se alguém tiver algo a indagar passe ai!!!!

  16. Guilherme Coura permalink
    4 de maio de 2011 16:52

    Por nada!=)

  17. 26 de maio de 2011 20:53

    gostei mt mas gostaria do gabarito para conferir

  18. daniel permalink
    12 de junho de 2011 01:03

    legal guilherme vc fez. porque os outros nao tentam para poder discutir. ficam só pedindo gabarito….

  19. Guilherme Coura permalink
    3 de outubro de 2011 23:50

    aquela ndo sentido metafórico hoje que eu fui vê ta errado
    eu acho que é a última
    questão 5 letra E[depois de um casamento morno….}

  20. Guilherme Coura permalink
    3 de outubro de 2011 23:52

    obrigado pelos elogios

  21. 4 de março de 2012 10:54

    Gostaria muito do gabarito do texto.
    A questões estão bem elaboradas e o texto é muito interessante.
    Obrigada,
    Um abraço.

Trackbacks

  1. Este blog em 2010: analise feita pelo worldpress « ekalaFabio tentando desfragmentar

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

